O que significa CEFR?

O que significa CEFR?

É comum ver escolas, universidades, livros, ou qualquer outra entidade, referir-se ao nível de Inglês pretendido através do uso de letras e números, por exemplo, A1 ou C2. Mas afinal o que significa isto? E, enquanto estudante de línguas, de que forma é o CEFR importante para mim?

CEFR é uma sigla que significa Common European Framework of Reference for Languages, ou seja, é um quadro de referência usado em toda a Europa (chegando já a ser usado pelo resto do mundo), para descrever capacidades e competências linguisticas.

Este quadro de referência está dividido em três níveis que, por sua vez, se dividem em dois subníveis:

A Utilizador Elementar

A1 – Nível de iniciação

A2 – Nível elementar 

B Utilizador Independente

B1 – Nível intermédio

B2 – Nível pós-intermédio

C Utilizador Proficiente

C1 – Nível avançado

C2 – Nível proficiente

 

Para cada um destes níveis, podemos encontrar descriminado o que o aprendente é capaz de fazer em termos das competências de leitura, compreensão oral, produção oral e escrita.

Os nossos cursos estão descritos usando este quadro como referência. Pretendemos assim tornar bem claro e transparente quais os objectivos a atingir, bem como garantir que podemos atribuir um nível de lingua baseado num sistema que serve de referência em toda a Europa, e um pouco por todo o mundo. Lembre-se ainda que pode marcar connosco o seu teste de nível, de forma a saber em que escalão se enquadra.

 

Post comment

Your email address will not be published. Os campos de preenchimento obrigatorio estao marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

© 2017 School Spot. All rights reserved.